segunda-feira, 11 de maio de 2020

Tratamento para o TDAH




Uma das certezas entre todos os especialistas é que o tratamento para o Transtorno do déficit de atenção necessita ser realizado e, em cada caso, de maneira individual. Cada paciente tem uma resposta diferente aos medicamentos e também à terapia.

O tratamento medicamentoso, geralmente feito com Ritalina costuma ser eficaz no controle das características marcantes do TDAH (desatenção, falta de concentração, descontrole dos impulsos, oscilação do humor), tornando a vida dos portadores mais fácil, já que assim eles conseguem realizar melhor as suas tarefas.

O medilfenidado (Ritalina), que pode ser de longa ou curta duração, não é o único medicamento recomendado para o tratamento.  O Concerta e o Venvanse também são bastante prescritos e há outros tipos de medicamentos nomeados “acessórios”, em sua grande maioria antidepressivos que amenizam os efeitos colaterais dos medicamentos principais.

A Ritalina L.A. tem longa duração e menos efeitos colaterais, mas possui valor mais alto, por isso costuma ser menos receitada pelos profissionais especializados. Geralmente, quem testa a Ritalina e depois a Ritalina L.A. apresenta melhor resultado com a de longa duração.

São utilizados também a Atmoxetina, o Strattera, a Imipramina (antidepressivo), o Tofranil, a Nortriptilina (antidepressivo), o Wellbutrin SR entre outros. Eles sempre vão depender da avaliação do especialista que vai prescrever e acompanhar os resultados de cada indivíduo.

Juntamente com o tratamento medicamentoso, o acompanhamento  psicoterapêutico é fundamental para a vida toda, já que o TDAH não tem cura, porém pode ser atenuado e o portador pode levar uma vida normal.

Outra grande ajuda para se ter uma boa vida com o TDAH é que tanto a criança quanto o adolescente e adulto com TDAH tenham um ambiente familiar, social, profissional e acadêmico bem estruturado e organizado, pois essa harmonia ajuda a regular a sua rotina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário